segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

SISTEMA OPERACIONAL - DIFERENCIANDO SOFTWARE LIVRE DE SOFTWARE PROPRIETÁRIO

Segundo o texto lido, hardware é a parte física do computador e software é a parte lógica, que permite a operacionalização do computador que corresponde ao conjunto dos componentes eletrônicos e mecânicos que dele fazem parte, como monitor, caixa de som, teclado,placa mãe,etc
Para que o computador funcione´são necessários os programas que podem ser divididos em sistema operacional e aplicativos.
O sistema operacional se comunica diretamente com o handware, controlando o uso da memória principal do processador e acesso a dispositivos de hardware. Entre eles estão Windows,Linux, unix, etc.
Os programas aplicativos são os utilizados no dia a dia, para editar textos, planilha eletrônica, um jogo de computador, um editor gráfico e assim por diante.
O software livre dá liberdade aos usuários para além de utilizar seus produtos, executar, copiar, estudar e modificar. Por ser livre não quer dizer necessariamente que seja gratuito. Podem ser encontrados gratuitamente ou mediante compra, dependendo da forma de licenciamento.
Software proprietário caracteriza-se por ter o código fechado. É necessário comprar um CD-ROM e também a licença de uso. Exige que o comprador siga regras de uso que especificam a quantidade de equipamentos ou usuários que podem fazer uso do programa. Portanto cada máquina em que for instalado ou cada pessoa que for usá-lo, dependendo das regras estabelecidas por quem desenvolveu o sotware, corresponde a uma licença.
Baseado nos textos da apostila Introdução a Educação Digital e o texto Desmistificando o software Livre.


Nenhum comentário: